
-
Arquitetos: Taiga Kasai + Chong Aehyang Architecture / KACH
- Área: 785 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Kenya Chiba
-
Fabricantes: Daikin, Glory, Mitsubishi Electric, Oderic, Panasonic, Rinnai, YKK AP Asia

Coreanos vivendo no Japão e escolas coreanas – Os coreanos que vivem no Japão são pessoas que imigraram da Península Coreana para o Japão após a Anexação Japão-Coreia em 1910, ou seus descendentes. As escolas coreanas são os lugares onde as crianças coreanas no Japão aprendem sobre suas raízes e sua língua materna. Atualmente, existem 51 escolas coreanas espalhadas pelo Japão. Uma delas, a Escola Coreana de Kawasaki, foi inaugurada em 1946 e é uma pequena escola com cerca de 40 alunos, dividida em escola primária e uma pré-escola anexada.




Terraço escalonado como espaço de expansão do pátio escolar – Parte do terreno da escola foi vendida com o intuito de angariar fundos para um novo prédio escolar. No entanto, havia uma grande preocupação de que a venda de parte do terreno reduziria as oportunidades de atividades para as crianças. Em resposta a isso, ajustamos o volume do prédio de dois andares e propusemos um terraço aberto em três níveis que se estende até o pátio da escola, onde as crianças podem brincar.




Um palco que se torna paisagem local – A abertura para o entorno é o tema principal da nova escola. Como as atividades no terraço podem ser vistas das ruas, o terraço em três níveis se torna um palco para a cidade. A cena das crianças correndo e brincando no terraço tornou-se um espetáculo cotidiano para a comunidade local. As atividades se integram ao entorno, refletindo nossa intenção de tornar a escola coreana uma extensão natural da paisagem urbana.






Método de substituição do solo e construção com estrutura de aço leve – O terreno está localizado próximo a áreas de aterro na costa do Porto de Kawasaki, caracterizadas por solo com baixa capacidade de suporte. No entanto, em vez da utilização de estacas profundas, foi adotado um método de substituição de solo. Esse método equilibra o peso da edificação com o do solo escavado, reduzindo significativamente os custos de construção. Para chegar ao equilíbrio, blocos de espuma de poliestireno foram enterrados sob as lajes de concreto subterrâneas. A fim de viabilizar essa abordagem, a estrutura metálica foi projetada com o mínimo de componentes, visando reduzir ao máximo o peso da construção.




Estrutura de quadro rígido aberto – A estrutura de aço adotada é um quadro rígido com diagonais. Ao dimensionar os componentes, priorizou-se a flexibilidade obtida por meio de uma malha estrutural clara e eficiente. Essa abordagem visa garantir adaptabilidade frente a diferentes usos e possíveis mudanças funcionais ao longo do tempo. As portas divisórias entre os ambientes são totalmente retráteis, permitindo a integração entre salas de aula e áreas comuns. Isso possibilita o uso conjunto dos espaços, otimizando o aproveitamento da área disponível.





Um símbolo de abertura – Esperamos que o terraço escalonado, que continua do pátio escolar até as salas de aula, sirva como uma ponte entre os coreanos vivendo no Japão e a comunidade local, tornando-se um novo símbolo de abertura para a escola.





















































